Certificado
ISO 9001
Tradição
Mais de 15 anos de história
07 dez

Escolha de fornecedores: 6 dicas para o mercado elétrico

  dezembro 7, 2023 GFC Tubos Admin Mercado elétrico 0

A escolha de fornecedores no setor elétrico envolve um cuidado minucioso. Isso porque trata-se de um segmento que abrange riscos operacionais e legais relacionados às instalações e serviços prestados.

Encontrar bons fornecedores também faz a diferença em relação à eficiência, custo-benefício e pontualidade das entregas. Por isso, a gestão deve adotar filtros adequados, avaliando os potenciais parceiros por múltiplos critérios.

Confira neste artigo, 6 cuidados que serão fundamentais na tomada de decisão. Continue a leitura e encontre o fornecedor ideal para a sua empresa!

1. Verifique a reputação da empresa fornecedora de material elétrico

Empresas que entregam serviços com pontualidade, segurança e eficiência constroem uma boa reputação no mercado. Clientes satisfeitos, tempo de atuação, multas de fiscalização e reclamações são alguns indícios para uma investigação completa antes de fechar com um parceiro.

Outra forma de verificar a reputação de um fornecedor é solicitar referências de clientes. Entre em contato com pessoas que já trabalharam com o fornecedor e pergunte sobre a qualidade dos produtos e serviços prestados.

2. Consulte a versatilidade dos produtos oferecidos

Um portfólio variado de soluções é um diferencial. Isso porque, permite atender a diferentes necessidades e demandas. Além disso, prazos de pagamento flexíveis e opções de financiamento também podem ser uma vantagem na hora de fechar negócio.

3. Avalie a qualidade das soluções disponíveis

O processo de decisão precisa considerar os padrões de qualidade, especificações e confiabilidade. Uma boa prática é avaliar amostras dos produtos, assim como as normas regulamentares e certificações obtidas pelo fabricante.

Igualmente, pode ser interessante conhecer os processos adotados para que os produtos tenham alta qualidade. Afinal, na escolha de fornecedores no setor elétrico, precisamos avaliar a fundo para mitigar riscos.

4. Avalie a agilidade na entrega e os prazos possíveis

O tempo de entrega é um diferencial. Um fornecedor ágil facilita o giro do estoque e as compras são mais bem alocadas no fluxo de caixa ao longo do tempo. Por isso, avalie os prazos oferecidos e busque informações sobre a pontualidade das entregas e a disponibilidade de produtos.

5. Conheça os princípios da empresa

O setor elétrico convive com o desafio da sustentabilidade. É importante entender como são as práticas do parceiro em relação à políticas de trabalho, impacto ambiental, transparência, respeito aos direitos humanos etc. Um risco elevado nessa área pode gerar prejuízos para todos os parceiros de negócios.

6. Avalie o pós-venda

O pós-venda do fornecedor precisa ser eficiente e resolutivo. Certifique-se que há um ponto de contato claro com o fornecedor, em que as solicitações recebam um tratamento adequado.

Quais são os principais desafios na escolha de fornecedores?

A escolha de fornecedores é uma decisão estratégica crucial para qualquer empresa. Porém, é um processo que envolve alguns desafios, tais como:

  • descumprimento de prazos;
  • pós-venda lento e ineficaz;
  • falta de informações sobre preços, condições e produtos;
  • insatisfação com a qualidade dos produtos;
  • falta de opções que se adequam às necessidades do negócio.

Uma escolha inadequada dos fornecedores traz impactos expressivos no sucesso do negócio. Haverá não só custos adicionais, mas barreiras ao crescimento da empresa com a falta de confiabilidade nas entregas. Por isso, não deixe de aplicar as dicas para mapear fornecedores de boa reputação em todas as áreas de negócios. 

Por que a GFC é a sua melhor escolha?

A GFC está há mais de 15 anos no mercado com soluções de alta qualidade e inovação para o setor elétrico. Nossa linha é completa:

  • eletrodutos;
  • tubos;
  • conexões.

A fabricação segue as normas NBRs específicas para cada material. Igualmente, antes de serem postas no mercado, os produtos são submetidos a um controle de qualidade rigoroso, seguindo as diretrizes da ISO 9001.

Todos os materiais são altamente resistentes e podem ter diversas aplicações, como aço carbono, aço inox e alumínio. Trata-se de uma linha versátil, podendo atender a diferentes segmentos:

  • Siderurgia;
  • Papel e celulose;
  • Distribuição e Revendas de Materiais Elétricos;
  • Concessionária de energia;
  • Óleo e gás;
  • Construção Civil.

Você pode fazer uma escolha de fornecedores assertiva, contando com os produtos de excelência da GFC. Podemos contribuir com qualidade, agilidade nas entregas e pós-venda responsivo.

Conheça as soluções da GFC e encontre o parceiro ideal com produtos e atendimento de alta qualidade!

Em resumo

Como é feita a escolha dos fornecedores?

A escolha de fornecedores deve ser realizada com rigor, avaliando a qualidade, pontualidade, compromissos e histórico do parceiro. Só assim, as empresas mitigará os riscos operacionais, financeiros e reputacionais do processo.

Quais são os cuidados na escolha dos fornecedores?

A escolha de fornecedores deve considerar múltiplos critérios:

– Reputação da empresa fornecedora;
– Versatilidade dos produtos oferecidos;
– Qualidade das soluções disponíveis;
– Agilidade na entrega e os prazos possíveis;
– Princípios da empresa;
– Pós-venda.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Widget personalizável

  • Nesse espaço pode ser colocado um texto, imagem, shortcode ou qualquer outro tipo de bloco do wordpress.

  • Comentários Recentes

  • Nenhum comentário para mostrar.
  • Widget personalizável

  • Nesse espaço pode ser colocado um texto, imagem, shortcode ou qualquer outro tipo de bloco do wordpress.

  • Tag Cloud


    Posts Relacionados

    05 jul

    O aço está presente na nossa sociedade há muito tempo, mas nem todos conhecem a origem dele! Pensando na sua importância para o mercado elétrico, a GFC trouxe um conteúdo para te informar sobre a sua origem, principais tipos e aplicações. Deseja compreender mais sobre esse assunto? Acompanhe o conteúdo! Boa leitura: Qual é a […]

    11 jan

    A energia verde refere-se à eletricidade gerada a partir de fontes sustentáveis e ambientalmente amigáveis. De acordo com a ANEEL, no Brasil a matriz hidrelétrica é responsável por 52,38% da produção do país. Além disso, as energias solar e eólica estão ganhando cada vez mais espaço. Essas fontes já são responsáveis por 5,58% e 14,07% […]

    07 dez

    A escolha de fornecedores no setor elétrico envolve um cuidado minucioso. Isso porque trata-se de um segmento que abrange riscos operacionais e legais relacionados às instalações e serviços prestados. Encontrar bons fornecedores também faz a diferença em relação à eficiência, custo-benefício e pontualidade das entregas. Por isso, a gestão deve adotar filtros adequados, avaliando os […]