Certificado
ISO 9001
Tradição
Mais de 15 anos de história
16 nov

5 tendências de Engenharia Elétrica para os próximos anos

  novembro 16, 2023 GFC Tubos Admin Uncategorized 0

A área de Engenharia Elétrica, assim como a maioria dos setores do mercado, podem aproveitar a tecnologia e a inovação para elevar a geração de resultados. Não é por acaso que algumas tendências se destacam no segmento.

Conhecer o que está em alta no mercado, otimiza processos e promove uma atuação atualizada.

Neste artigo, confira 5 tendências que merecem destaque na Engenharia Elétrica para os próximos anos!

1. Gestão energética

A gestão energética consiste em medidas e estratégias para otimizar a eficiência e o uso de energia. Com isso, é possível gerar economia, ter ações mais sustentáveis e prevenir problemas no funcionamento dos recursos.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 90% de energia com origem de fontes renováveis, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). 

Esse é um exemplo de aplicação de técnicas de gestão energética, que só tende a crescer no mercado nacional e mundial.

2. ESG

Ainda sobre recursos sustentáveis, o conceito de ESG é mais uma tendência nas mais variadas empresas. 

Com base nos pilares de Environmental (Ambiental), Social (Social) and Governance (Governança), a ideia é realizar uma gestão cada vez mais consciente, sustentável e correta.

Para isso, é possível adotar as mais variadas iniciativas dentro do campo da Engenharia Elétrica. 

A construção de projetos com uma menor incidência de geração de resíduos, aproveitamento energético e uso de recursos limpos, por exemplo, torna-se cada vez mais importante para manter uma empresa competitiva no mercado.

3. Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), é um ramo da transformação digital que se concentra na integração de dados entre sistemas digitais e dispositivos físicos. 

Desse modo, é possível interligar diferentes aparelhos e máquinas, a fim de alcançar um funcionamento inteligente e otimizado.

No setor energético, a IoT se destaca com a criação de redes que se comunicam efetivamente, tanto online quanto offline

Sensores, computação em nuvem, monitoramento remoto, entre vários outros sistemas, são derivados dessa área da tecnologia e tendem a ter cada vez mais aplicações.

4. Inteligência Artificial

Por falar em inovações tecnológicas, a Inteligência Artificial (IA) é um dos principais pilares da transformação digital e traz um novo universo de possibilidades para os sistemas digitais. 

Essa é a área que visa simular o raciocínio humano e aspectos cognitivos em máquinas, a fim de tornar softwares e programas mais inteligentes.

Com a IA, é possível automatizar diferentes tarefas e obter vantagens, como:

  • redução de perdas;
  • elevação da geração de energia;
  • melhorias na gestão de recursos energéticos;
  • fortalecimento da segurança digital;
  • rápida identificação e previsão de falhas;
  • aumento da previsibilidade de demandas energéticas;
  • diagnóstico eficiente do estado dos sistemas;
  • simulações inteligentes.

5. Descentralização no consumo de energia

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mais de 58% dos 190 gigawatts de capacidade elétrica instalada no Brasil, para a produção de energia, vem de hidrelétricas. 

Embora se trate de uma fonte energética renovável e limpa, existem outras alternativas que podem ser mais vantajosas em termos de otimização, diminuição dos impactos e ampliação da segurança.

Por conta disso, outra tendência no ramo da Engenharia Elétrica é a descentralização do sistema energético. 

Descobrir e investir em alternativas é um caminho para gerar mais produtividade, lucratividade e sustentabilidade para os processos energéticos no Brasil, principalmente no que diz respeito à energia elétrica.

Além disso, a diversificação dos produtores é mais um movimento para o setor. Com isso, é possível reduzir falhas, danos e gargalos na produção. Junto a isso, investimentos em tendências de armazenamento energético são válidos para os próximos anos.

No geral, são diversas tendências de Engenharia Elétrica que podem ser observadas para um futuro próximo. 

O que todas essas inovações têm em comum é a busca pelo aproveitamento dos recursos promovidos pelo desenvolvimento tecnológico, a fim de trazer ainda mais retornos positivos para as empresas, pessoas e sociedade, como um todo.

Achou este artigo interessante? Continue por dentro das novidades e acompanhe a GFC no Instagram, Facebook e LinkedIn para não perder nenhum conteúdo novo!

Em resumo

Quais são as tendências de energia elétrica para os próximos anos?

As tendências de energia elétrica para os próximos anos são:

1. Gestão energética
2. ESG
3. Internet das Coisas
4. Inteligência Artificial
5. Descentralização no consumo de energia


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Widget personalizável

  • Nesse espaço pode ser colocado um texto, imagem, shortcode ou qualquer outro tipo de bloco do wordpress.

  • Comentários Recentes

  • Nenhum comentário para mostrar.
  • Widget personalizável

  • Nesse espaço pode ser colocado um texto, imagem, shortcode ou qualquer outro tipo de bloco do wordpress.

  • Tag Cloud


    Posts Relacionados

    09 nov

    Os empreendimentos ESG são caracterizados por mitigar ou compensar riscos ambientais, sociais e de governança. É uma tendência que alcança diversos setores, e a Engenharia Elétrica é um dos principais. Assim, é importante buscar alternativas sustentáveis na Engenharia Elétrica, como materiais inovadores, fontes renováveis e redução das emissões de carbono. Neste conteúdo, abordamos o que […]

    16 nov

    A área de Engenharia Elétrica, assim como a maioria dos setores do mercado, podem aproveitar a tecnologia e a inovação para elevar a geração de resultados. Não é por acaso que algumas tendências se destacam no segmento. Conhecer o que está em alta no mercado, otimiza processos e promove uma atuação atualizada. Neste artigo, confira […]

    18 jan

    Responsabilidade social é um dos compromissos que agregam valor a um negócio e pode gerar transformações no meio em que atua.  Independentemente da área de mercado da empresa, ter uma atuação empática faz toda a diferença na hora de deixar um impacto positivo. Com isso, é possível promover ações benéficas ao público externo. Neste artigo, […]