Siderurgia
A Siderurgia é considerada como um dos principais segmentos da metalurgia, área dedicada à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos.
ETAPA DAS PRODUÇÕES DO AÇO
A fabricação de aço tem início com a produção da matéria prima que pode ser o minério de ferro ou a sucata de aço. A siderurgia, portanto, nada mais é do que a transformação deste minério em aço, após passar por 4 importantes etapas, conforme descrito a seguir: Preparação da carga, redução, refino e laminação.
No processo de preparação da carga, consideramos a produção integrada de aço que envolve a transformação de carvão em coque, enquanto o minério de ferro é sinterizado ou beletizado antes de ser alimentado no alto-forno.
Na fase de redução, o minério é reduzido no alto forno e o ferro se liquefaz, passando a ser chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fusão.
A etapa seguinte do processo é o refino. Consiste em levar o ferro gusa para a aciaria ainda em estado líquido, para ser transformado em aço mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos para a obtenção de produtos semiacabados, como blocos, barras ou placas.
Finalmente, a última fase do processo de fabricação do aço é a laminação. O aço, em processo de solidificação, é deformado mecanicamente e transformado em produtos siderúrgicos utilizados pela indústria de transformação, como chapas grossas e finas, bobinas, vergalhões, arames, perfilados, barras, etc.