Papel e celulose
A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais, o que confere rigidez para as plantas. Industrialmente, é processada para produção de papéis e fibras. Para garantir a exploração dessas espécies, existem muitas florestas plantadas para servir de matéria prima na produção do papel.
- A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais, o que confere rigidez para as plantas. Industrialmente, é processada para produção de papéis e fibras. Para garantir a exploração dessas espécies, existem muitas florestas plantadas para servir de matéria prima na produção do papel.
- No Brasil, este segmento tem grande eficiência de mercado, e a sua alta competitividade é explicada, principalmente, pelas condições edafoclimáticas (clima, o relevo, a litologia, a temperatura, a humidade do ar, a radiação, o tipo de solo, o vento, a composição atmosférica e a precipitação pluvial favoráveis), investimento em florestas plantadas e em pesquisas ao longo desses anos.
A Celulose é utilizada para produção de inúmeros produtos, tais como:
- Produção de papel;
- Tecidos;
- Comprimidos;
- Estabilizantes de alimentos industrializados;
- Adesivos;
- Biocombustíveis;
- Materiais de construção, entre outros.