A indústria da construção é uma das atividades econômicas mais antigas da humanidade e foi se desenvolvendo ao longo dos tempos em dois ramos específicos e distintos, que se classificam em indústria da construção civil (leve) e indústria da construção civil pesada.
A indústria da construção é uma das atividades econômicas mais antigas da humanidade e foi se desenvolvendo ao longo dos tempos em dois ramos específicos e distintos, que se classificam em indústria da construção civil (leve) e indústria da construção civil (pesada).
A CONSTRUÇÃO CIVIL LEVE
Engloba todos os empreendimentos imobiliários e obras de edificações, tais como casas, templos e todos os tipos de edifícios (obras que não são de infraestruturas).
A CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA
Está voltada para obras de infraestrurura em um amplo espectro de segmentos (infra-estrutura de transportes; saneamento; energia elétrica; redes de transporte por dutos – oleodutos, gasodutos; minerodutos; obras de concretagem de estruturas; indústria de mármores e granitos, instalações industriais de grande porte e instalações desportivas, infraestrutura de obras públicas, estradas, tuneis, metrôs e ferrovias, obras marítimas e fluviais, etc.).
As atividades da construção pesada são caracterizadas por sua intensidade em capital e tecnologia. Além da necessidade de se operar em grande escala, há aplicação maciça de insumos e máquinas, enquanto na construção leve prevalece a aplicação de mão de obra.