Responsabilidade social é um dos compromissos que agregam valor a um negócio e pode gerar transformações no meio em que atua.
Independentemente da área de mercado da empresa, ter uma atuação empática faz toda a diferença na hora de deixar um impacto positivo. Com isso, é possível promover ações benéficas ao público externo.
Neste artigo, entenda melhor o conceito de responsabilidade social e saiba por que é importante investir em sua implementação. Continue a leitura!
Responsabilidade social é o termo utilizado para falar sobre a contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, com foco em equidade, respeito e inclusão. Com isso, dá ênfase em causas sociais e demais ações que auxiliem na promoção de bem-estar do público interno e externo.
Um negócio que considera a responsabilidade social em todas as decisões tem um diferencial competitivo muito valioso: valores sólidos e que contemplam um público amplo. Consequentemente, é possível fortalecer a atuação e o impacto que causa no mercado.
A responsabilidade social é importante no mundo empresarial, principalmente, por fazer a contribuição para uma realidade mais justa e democratizar o acesso à qualidade de vida a todas as pessoas.
Esse é um papel que negócios, governos e indivíduos podem assumir, em conjunto, a fim de gerar resultados integrados e expressivos.
Vale a pena mencionar também que o comprometimento com pautas sociais apontam para uma atuação ética e transparente da organização. Sendo assim, contribui para que as pessoas reconheçam a filosofia e os valores difundidos na empresa.
Por esse motivo, dialogar sobre responsabilidade social dentro do ambiente organizacional ajuda a definir iniciativas que proporcionem bem-estar às pessoas.
Desde os colaboradores e fornecedores até os clientes podem se beneficiar das ações da empresa e garantir a construção de uma imagem positiva.
Quando o assunto é responsabilidade social, é possível dividir em 3 categorias diferentes:
A RSA diz respeito às ações que beneficiam a sociedade do ponto de vista ambiental. Dessa maneira, a adoção de práticas mais sustentáveis no ambiente de trabalho e a criação de uma relação equilibrada com o meio ambiente se tornam essenciais.
Práticas como a redução de resíduos, economia energética, treinamentos sobre sustentabilidade e aplicação do conceito de ESG (Environmental, Social and Governance), que foca a gestão sustentável, podem fazer parte do plano da empresa.
A humanização da rotina de trabalho e o foco no bem-estar dos colaboradores no ambiente corporativo fazem parte da RSE.
Por meio da implementação de ações que reconhecem a participação dos profissionais e o vínculo com fornecedores, investidores e demais integrantes da empresa, é possível ter uma atuação mais socialmente responsável.
Existe ainda o poder de influência de uma empresa no seu público interno e externo. A conscientização sobre questões importantes para a sociedade dentro e fora do ambiente de trabalho é favorável para o incentivo a ações individuais de responsabilidade social.
Diversas iniciativas podem ser adotadas por uma empresa para se tornar mais responsável do ponto de vista social. Um exemplo disso é a implementação de uma política de diversidade e inclusão, que oferece mais oportunidades para um grupo variado de profissionais.
Além disso, oferecer apoio a projetos sociais, políticas sustentáveis e trabalhos de organizações sem fins lucrativos é positivo para a sociedade como um todo. Com isso, é possível tanto divulgar e conscientizar como investir nas práticas de responsabilidade social.
A GFC é uma empresa comprometida com o bem-estar social de seus colaboradores e o crescimento do país. Para isso, desenvolve o trabalho com transparência e atenção aos valores de atitudes positivas para a sociedade.
Não é por acaso que desenvolve um ambiente de trabalho justo e responsável. Com isso, toda a equipe GFC tem acesso a um espaço consciente e de crescimento profissional, com valorização de seus talentos.
Como visto, a responsabilidade social é uma pauta relevante para os mais variados negócios. Desenvolver estratégias que façam contribuição a causas de importância para toda a sociedade faz toda a diferença no desenvolvimento da empresa e, principalmente, para o público externo.
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Responsabilidade social é o termo utilizado para falar sobre a atuação com foco em equidade, respeito e inclusão, a fim de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e o bem-estar da sociedade como um todo.
1. Responsabilidade Socioambiental (RSA);
2. Responsabilidade Social Empresarial (RSE);
3. Responsabilidade Social Individual (RSI).
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